Quem precisa, pegue. Quem não precisa, doe". Este é o lema do Projeto "Muro da Solidariedade", desenvolvido pelos professores do Projeto de Vida realizado pela Escola Estadual Bertoldo Freire de São José dos Quatro Marcos.
O muro da escola localizada no centro da cidade está sendo pintado e preparado para receber doações e ser canal de benefício a quem precisa. A dinâmica é simples: no muro são fixados caixotes para colocação das doações por alunos, pais de alunos, professores e comunidade em geral, doações que lá ficam, até que alguém que precise as pegue.
Atualmente estão à frente do Projeto “Muro da Solidariedade” a Coordenara Geral Irlei Gomes de Oliveira Andrade, os professores Edson Borges dos Santos e Danilo César da Silva dos Santos e a Coordenadora de Área Luzia Gomes Lira.
O Projeto “Muro da Solidariedade” faz parte de um trabalho pedagógico da escola plena, intitulado Projeto de Vida, conforme informou a Coordenadora de Área, Luzia Gomes Lira. “É uma disciplina que tem como objetivo formar os estudantes para serem autônomos, solidários e também competentes naquilo que eles forem fazer no futuro”, afirmou.
Luzia Lira explicou que o Projeto “Muro da Solidariedade”, foi iniciado no ano passado a partir de visitas dos alunos a instituições sociais. “Em breve o muro será reinaugurado e colocados os caixotes para recebimento das doações”, disse que são muitas as pessoas que necessitam.
O Professor Edson Borges dos Santos destacou a importância do projeto, que de acordo com ele, cria no coração dos alunos e da comunidade um caráter de ajuda, de solidariedade e amor ao próximo. “Por mais que estamos em um mundo capitalista, consumista e muito individualista, as pessoas podem ter esse lado humano sensibilizado”, afirmou ressaltando que a escola também precisa da colaboração de empresários local.
Para o professor Danilo César da Silva dos Santos, os alunos são os principais protagonistas da escola e estão empenhados na realização do projeto. “A relação entre professor e aluno era distante e nesse modelo estamos mais juntos”, observou.
A Coordenara Geral Irlei Gomes de Oliveira Andrade destacou que o Projeto de Vida faz parte das disciplinas da base diversificada da Escola Estadual Bertoldo Freire e é o centro da escola plena. “É no Projeto de Vida que o estudante vai construir aquilo que ele quer para o futuro”, afirmou.
Ouça a matéria em áudio no site www.ativafm97.com.br – Clique AQUI
Contas de 2024 da Prefeitura de Reserva do Cabaçal são aprovadas pelo TCE
Governo afirma que medida deve reduzir custos para tirar carteira de motorista.
Energia fica mais barata após dois meses de cobrança da bandeira vermelha
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.